Como montar uma loja de roupas?

Como montar uma loja de roupas? Passo a passo, dicas e exemplos.
Seu sonho é ter uma loja de roupas femininas? Ou seria uma loja de roupas infantil? Seja qual for o público com o qual quer trabalhar, começar um negócio do zero exige planejamento e muita força de vontade.
A boa notícia é que, apesar de estar sempre passando por fases sazonais, de modo geral, o comércio varejista se mantém em crescimento.
Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontaram um aumento de 1,8% no período de janeiro a dezembro de 2019, comparado ao mesmo período do ano anterior.
Somado a isso, ainda que existam pessoas não tão ligadas a moda, a aquisição de roupas é algo que faz parte da vida de todos. Afinal, o consumo desses produtos é essencial para nos apresentarmos na sociedade, no meio corporativo etc.
Considerando isso, o que você precisa saber para montar a sua loja de roupas? Qual caminho seguir para ter um negócio de sucesso?
Essas e outras perguntas serão respondidas agora neste passo a passo. Acompanhe!
Sabemos que montar um negócio do zero nem sempre é fácil. Além do receio de perder o investimento financeiro, muitas pessoas não têm experiência no segmento e ficam um pouco inseguras na hora de empreender.
Mas sabia que quando falamos em abrir uma loja de roupas femininas, uma loja de roupas infantil, ou outro comércio no segmento de vestuário, nem todos os empresários possuem conhecimento prévio ou formação na área?
Uma pesquisa feita pelo Sebrae SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) apontou que 89% dos empreendedores entrevistados não têm formação em moda.
Além disso, muitos vêm de outros setores ou de outras experiências profissionais que não relacionadas ao segmento (38%).
Ou seja, ainda você não tenha nenhuma experiência com loja de roupas, esse não deixa de ser um ramo de atuação bastante atrativo para empreender.
A mesma pesquisa constatou que, por não ser um tipo negócio que não requer especialização, muitos empreendedores se sentem seguros em arriscar. Isso porque a própria vivência diária vai trazendo a experiência necessária para “tocar o negócio”.
Se esse for o seu caso, uma alternativa é começar aos poucos, com um investimento um pouco menor, e crescer conforme resposta do público.
Mas para isso, é preciso começar de alguma forma, concorda? Veja a seguir o passo a passo de como montar uma loja de roupas femininas ou uma loja de roupas infantil de sucesso!
Defina seu público-alvo
O público-alvo consiste em um grupo específico de consumidores que a sua empresa quer atender.
São pessoas com perfis e necessidades semelhantes que têm suas vontades atendidas e problemas solucionados com os produtos e/ou serviços que a sua marca oferece.
Aqui, estamos falando especificamente sobre abrir uma loja de roupas para mulheres ou para crianças. Por isso, você pode até imaginar que o seu público-alvo já esteja definido.
Mas dentro desses dois universos há muito que pode ser explorado e, para que seu comércio dê certo, é preciso definir qual caminho quer seguir para direcionar seus esforços.
Por exemplo, você pretende abrir uma loja de roupas femininas, mas para mulheres de qual idade? Será moda para jovens ou para mulheres mais maduras?
O mesmo vale para a loja de roupas infantil. Seu negócio irá atender todas as faixas etárias? Será voltada mais bebês, ou para crianças acima de 5 anos, por exemplo?
Além da ligação pessoal que tem com o público, o que também pode contribuir para definir quem prefere atender, do ponto de vista empresarial você vai precisar das seguintes informações para definir corretamente o seu público-alvo:
- idade;
- formação;
- classe social;
- hábitos de consumo.
Para ficar mais claro, veja este exemplo:
- o público-alvo do seu negócio são mulheres entre 30 e 40 anos, moradoras da capital de São Paulo, com ensino médio completo, renda mensal compatível com a classe C e que costumam comprar, ao menos, 2 novas peças de roupa todos os meses.
Ou ainda:
- o público-alvo da sua loja de roupas infantil são crianças de 0 a 18 meses, filhos de pais moradores da capital do Rio de Janeiro que possuem curso superior completo, renda mensal compatível com a classe B e que costumam comprar, ao menos 10 novas peças de vestuário infantil por mês.
Mas como chegar a essa definição? A melhor maneira é fazendo uma pesquisa de mercado que lhe ajude a responder perguntas como:
- Quem são essas pessoas?
- Quais necessidades têm que precisam ser atendidas?
- Minha empresa consegue solucioná-las?
Com essas informações você terá dados suficientes para seguir para o próximo passo da sua jornada.
Decida que tipos de roupas serão vendidas
Agora que você sabe para quem vender, é o momento de definir o que vender.
Por exemplo, uma loja de roupas femininas para o público-alvo que mencionamos anteriormente pode trabalhar com moda:
- íntima;
- fitness;
- plus size;
- fast fashion;
- social e muitas outras.
Com essa definição você também já pode fazer um levantamento de possíveis fornecedores.A pesquisa do Sebrae, citada anteriormente, apontou que 98% dos empresários desse segmento trabalham com fornecedores. Somente 2% fabricam suas próprias peças.
Além disso, a maioria trabalha com vários abastecedores de um mesmo tipo de produto, como é possível ver no gráfico abaixo:
Fonte: Sebrae
A definição dos fornecedores é de extrema importância, visto que essa parceria impacta diretamente no custo final dos seus produtos.
Ou seja, para entregar um bom preço ao consumidor, que também lhe proporcione uma margem de lucro vantajosa, é preciso analisar bem os valores praticados pelas empresas abastecedoras.
Em cima disso é que você vai fazer os cálculos de quanto cobrar por cada peça, nunca se esquecendo de considerar o poder aquisitivo dos seus clientes.
Escolha um ponto comercial
Ainda que o comércio on-line esteja crescendo mais a cada dia (falaremos sobre ele mais a frente), as chamadas “vendas no balcão” ainda representam a maior parte do faturamento de uma loja que atende física e virtualmente — 74% de acordo com o Sebrae.
Mas para uma boa visibilidade e, consequentemente, lucro, é preciso estar em um bom ponto comercial.
Por isso, este passo consiste na escolha do local onde sua loja de roupas femininas, ou sua loja de roupas infantil, será instalada.
Um dos pontos de maior peso para essa decisão é considerar um lugar que seja compatível com seu público-alvo. Ou seja, sua empresa precisa estar onde seu consumidor está.
Depois, analise questões como:
- espaço;
- visibilidade;
- valor do aluguel;
- facilidade de acesso para os clientes;
- se há lojas concorrentes próximas.
Back Office e Gestão de Estoque
Assim como uma loja física, o e-commerce também inclui as etapas fundamentais de qualquer venda, como: gerar o pedido, conferir a compensação dos pagamentos, controlar o estoque, separar e embalar os produtos a serem despachados e emissão das notas fiscais, além do envio dos pedidos via transportadora ou Correios.
Uma ferramenta de ERP/Backoffice se conecta a sua plataforma de e-commerce e automatiza o controle desse passo-a-passo. Caso a sua empresa não possua esse sistema, as etapas precisarão ser realizadas pela equipe de vendas, manualmente ou por meio de sistemas de controle de estoque online que possuem planos com valores acessíveis.
Defina o estilo da sua loja de roupas
Além de oferecer peças de qualidade, e com bom preço, uma loja de roupas femininas e uma loja de roupas infantil precisam ser visualmente atrativas. Por isso, você deve pensar em qual visual deseja que o seu comércio tenha.
Comece definindo o nome da sua empresa. Pense em algo autêntico, fácil de ser pronunciado e de ser lembrado.
Um processo denominado Naming, que consiste na criação de um nome para uma marca, utiliza de vários recursos como fonte de inspiração, tais como:
- acrônimo;
- metáfora;
- nome do fundador;
- significado de uma palavra;
- uso de palavras estrangeiras.
Mas para completar o visual da sua loja de roupas, você também vai precisar escolher o tipo de decoração, de luz, a disposição das peças, entre outros detalhes.
Aqui, é importante que a infraestrutura seja compatível com a personalidade da marca, mas, principalmente, com o público-alvo, de modo que consiga conquistá-lo logo no primeiro contato.
Legalize o seu negócio
Seja para contratar funcionários, assinar o contrato de aluguel comercial, ou mesmo comprar peças dos fornecedores, será preciso ter um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).
Para isso, você precisa abrir empresa.
Mas ao contrário do que algumas pessoas ainda pensam, a legalização traz inúmeras vantagens para você e para o seu negócio, tais como:
- transmite mais credibilidade aos clientes;
- possibilita a emissão de notas fiscais;
- permite oferecer aos seus clientes diferentes formas de pagamento.
Divulgue o seu comércio
Certamente, você já deve ter ouvido a frase “a propaganda é a alma do negócio”, acertamos? A verdade é que, para uma loja de roupas, esse conceito não é diferente.
Uma boa estratégia de divulgação é começar antes mesmo de a loja estar aberta ao público. Isso cria certa expectativa nos possíveis clientes e já ajuda a propagar a sua marca.
Mesmo que não tenha muita verba para fazer o marketing do seu comércio, existem diversas formas de divulgar e ter mais visibilidade a baixo custo, ou mesmo de graça.
As redes sociais, tais como Facebook e Instagram, contam com um número quase que incontável de acessos todos os dias. Além disso, é difícil encontrar alguém que não tenha perfil ativo em, pelo menos, uma dessas mídias, não é?
Por isso, você pode começar criando perfis para sua loja de roupas e fazendo postagens dos seus produtos. Se quiser alavancar o alcance de seus posts, pode optar pelos anúncios pagos das próprias redes.
O Google Meu Negócio é outra ferramenta essencial para quem quer ser encontrado no maior portal de pesquisa do mundo.
Trata-se de uma ferramenta gratuita do Google na qual você cria um perfil de negócios. Esse perfil ajuda com que sua empresa seja indicada pela plataforma caso algum usuário pesquise sobre o seu segmento na sua região.
O recurso permite incluir endereço, horário de atendimento, site, fotos e muitos outros dados que contribuem para levar os clientes até o seu negócio.
Mas há outros recursos de marketing que podem ser utilizados, tudo depende do porte da sua empresa e da verba disponível para isso. Veja outras abordagens:
- participação em desfiles de moda;
- parceria com digitais influencers;
- divulgação da marca em rádio e televisão.
Como montar uma loja de roupas femininas ou infantil on-line?
Há ainda outra opção: você pode montar uma loja de roupas virtual!
Além da possibilidade de vender por suas redes sociais, você também pode criar um site próprio e entrar no mundo do e-commerce.
Uma pesquisa apontou que moda e vestuário representam 40% do total de compras feitas pela internet, sendo o segmento de maior destaque no mundo on-line.
Porém, para se aventurar nessa forma de vendas, é preciso considerar todos os passos citados anteriormente (exceto os relacionados à estrutura física) e também:
- escolher uma boa plataforma para desenvolver seu site;
- criar conteúdos relevantes e de maneira constante;
- tirar boas fotos dos seus produtos;
- oferecer diferentes formas de pagamento digital;
- considerar os meios de envio e valores de frete;
- desenvolver uma política de troca.
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